Agentes Comunitários de Saúde de Itapiúna concluem capacitação sobre Desenvolvimento Infantil



Na quarta-feira, dia 04, no auditório Padre Sabino, na sede de Itapiúna, aconteceu a solenidade de encerramento e entrega de certificados do curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil.

O curso teve por objetivo principal capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no cuidado à primeira infância (0 a 6 anos), sendo promovido pelo Governo do Ceará, através do Gabinete da Primeira-Dama e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Itapiúna.


“Nós estamos falando sobre a primeira infância junto aos Agentes Comunitários de Saúde, tentando plantar uma sementinha sobre esse conhecimento para que eles possam ampliar o olhar sobre primeira infância e levar para o trabalho diário, encerramos o curso muito felizes, pois tivemos uma boa adesão, tivemos 100% dos alunos concluindo o curso e a gente só tem a agradecer a gestão Municipal, ao Governador Camilo Santana, primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana e a Escola de Saúde Pública do Ceará” disse Adriana Dallolio - Coordenadora do Curso.

“A partir de agora nós esperamos que as crianças de Itapiúna possam avançar cada vez mais, desenvolvendo suas potencialidades, essa formação é importante porque a criança precisa de um acompanhamento dos pais e da família, mas muitas vezes os pais não sabem como acompanhar e como desenvolver a potencialidade das crianças, então, o papel dos Agentes Comunitários de Saúde é muito importante neste sentido, pois as famílias confiam nos Agente de Saúde, deixam eles entrarem em suas casas e eles entrando em cada casa poderão levar o conhecimento correto da melhor maneira de lidar com as crianças” destacou a Professora Glasdcya Félix da ESP/CE.


A Primeira Dama de Itapiúna e Secretaria de Assistência Social, Dra. Ginna Kitteria, parabenizou todos os concludentes e destacou: “Esse curso é de suma importância para crescimento profissional. Acredito que todo povo brasileiros deve assumir essa responsabilidade de cuidar da criança e do adolescente, independentemente de partido, de posição ou de status. Eu queria muito que Itapiúna sair-se na frente com essa responsabilidade de cuidar da criança e do adolescente”.

O curso capacitou 49 Agentes de Saúde e durante a solenidade foram apresentados os trabalhos devolvidos com os novos conhecimentos adquiridos. Na ocasião estiveram presentes secretários municipais, conselheiros tutelares, representante dos ACS, profissionais das secretarias de saúde, educação, esporte e assistência social e entre outros.

Veja todas as fotos e vídeos em nossa página no facebook avozdobem.com
 

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews