Itapiúna: Escola Recanto da Criança completa 40 anos


Na última sexta-feira, dia 16 de março, a Escola Recanto da Criança encerrou as festividades alusivas aos 40 anos da instituição. A solenidade contou com homenagens, apresentações, fala das autoridades e ainda teve um grande bolo.

 “40 anos de sabedoria, conhecimento, de desafios e acima de tudo de sucesso, sucesso de todos aqueles que passaram por aqui. A caminhada não é fácil, nunca foi fácil, mas quando a gente trabalha com uma equipe organizada e disciplinada, a cada momento fortalece o vínculo com as famílias e com as crianças, tudo facilita para que o sucesso possa acontecer” destacou Maria Jannecy Paixão, direto da Escola Recanto da Criança.
O Prefeito Dário Coelho durante seu discurso parabenizou todos os professores e diretores que passaram pela escola, ele deixou uma mensagem para os pais: “A criança tem que permanecer na escola, der força aos seus filhos para que eles nunca deixem de vir a escola, pois aqui é o futuro deles” disse Dário.

O secretário municipal de educação, Arnaldo Araújo, ressaltou que “todos os diretores que passaram pela escola deram sua contribuição para que ela se torne o que é hoje, parabenizo a Jannecy (Diretora), Ricardo (coordenador pedagógico), a colaboradora Fátima e a todos que fazem a escola, esse momento é único” definiu Arnaldo.

Foi uma semana repleta de atividades dedicadas a comemorar o aniversário da escola, teve concurso com diversas categoria em que os alunos participaram ativamente fazendo desenhos, frases, poesia e produção textual, os vencedores de cada categoria foram apresentados e premiados durante a solenidade, confira a relação:
1º ano – Categoria Desenho – Aluno Antônio Lucas Feitosa Viana da turma 1º do ano D, professora Luciede Ribeiro;
2º ano – Categoria Desenho – Aluna Mirelle da turma do 2º ano B, professora Aldeniza Bezerra;
3º ano – Categoria Frase – Aluna Catarina Garcia Rodrigues da turma do 3º ano C, professora Aline Freitas;
4º ano – Categoria Poesia – Aluna Zeneida Aryadne Frango Bezerra;
5º ano – Categoria Produção Textual - Aluna Emyle Holanda Assis da turma do 5º ano A, professora Natália Soares.

Confira todas as fotos em nossa página no facebook:


Conheça um pouco da História da Escola

O ponto de partida desta caminhada educacional inicia-se na gestão municipal do Prefeito José Gonçalves Monteiro, que através do órgão municipal de educação teve a iniciativa de alugar uma casa situada na Rua Coronel João Viana, no ano de 1978, para que ali pudesse funcionar a denominada Escola de Nutrição. Está escola passou a funcionar com matrícula de 50 crianças divididas em duas turmas que funcionava uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. Vale ressaltar que as atividades iniciais desta instituição não tinham finalidade pedagógica, elas estavam voltadas ao desenvolvimento social e assistencial das crianças favorecendo a socialização das mesmas e oferecendo duas alimentações por turno. A iniciativa sócio educacional na época era mantida pelo o Projeto Casulo e, a alimentação era fornecida pela LBA (Legião Brasileira de Assistência) que tinha sede em Quixadá e era preparada pela Senhora Maria Pereira Neves (conhecida como Maria do Zé de chapéu).

A primeira gestora da escola foi a senhora Maria Iolanda Carneiro e as primeiras professoras foram as senhoras: Núbia Gondim, Francisca Vidal, Maria Leni Tavares e Joana Darc de Lima.

As crianças matriculadas, todas da sede do Município, era filhos de agricultores, domésticas, garis, motoristas, funcionários da REFESA, professores e vereadores, dentre outros.

No ano de 1980, ainda na gestão municipal do senhor José Gonçalves Monteiro que se mostrava comprometido com a educação do povo itapiunense, assumiu o compromisso de atender à solicitação de construção de uma escola municipal que atendesse crianças de 02 a 05 anos de idade. Naquele mesmo ano o prefeito comprou um terreno de 88m² de extensão, ao senhor José Jerônimo Sobrinho, situado na Rua Maria Mendes Jerônimo, no Bairro Umburanas, na sede do Município. Neste espaço foram construídos: 03 salas de aula, 01 cozinha, 01 refeitório, 02 banheiros, 01 sala de espera e 01 pátio grande descoberto. A escola abriu seus espaços para funcionamento em 16 de março de 1980 sendo inaugurada oficialmente em 15 de julho de 1980, pelo o Governador Virgílio Távora. Era mantida inicialmente com recursos da LBA e da Prefeitura Municipal.

Mesmo com toda uma estrutura física, grande ainda eram as dificuldades: por a escola encontrar-se situada um pouco distante do centro da cidade, os pais tinha a responsabilidade de sem uso de transporte escolar levar as crianças para estudarem; o abastecimento de água era feito pelos os próprios pais que com baldes nas cabeças garantiam a água necessária para o funcionamento da mesma; a merenda era feita em fogão a lenha e o principal item da merenda naquela época era a paçoca feita manualmente pelas merendeiras no pilão.

Em 1998, a escola deixa de ser denominada de Escola de Nutrição Recanto da Criança e recebe a denominação de Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Recanto da Criança.

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews