Centenas de idosos participaram do 5º Festival Regional de Informação, arte, cultura e lazer para a pessoa idosa em Itapiúna


Proporcionar a inclusão social e cultural da pessoa idosa e contribuir para a qualificação das políticas públicas voltadas para quem tem mais de sessenta anos através da capacitação de gestores municipais. É com esse objetivo que a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), com apoio do município de Itapiúna, realizou nesta quarta-feira, dia 10, a quinta edição do Festival Regional de Informação, Arte, Cultura e Lazer para a Pessoa Idosa. Festival já realizado nas cidades de Ibiapina, Farias Brito, Fortaleza e Carnaubal, é apoiado pelo Fundo Estadual da Pessoa Idosa, através de doação do Banco do Nordeste (BNB).


A programação contou com palestra, proferida por Raphael Castelo Branco, Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/ Ceará, abordou o tema “Para pessoa idosa, nenhum Direito a Menos”. A ocasião ainda contou com sessão de cinema seguida de debates; oficinas de dança, contação de história e de direitos da pessoa idosa e Seguridade Social.

A APDMCE trabalha a temática da terceira idade desde 2004, desenvolvendo o Programa “O idoso e a Construção do envelhecimento Saudável”, que contribui para a busca de novos caminhos e a consolidação de uma nova forma de ver e de lidar com o envelhecimento.

O evento contou com a presença do Prefeito de Itapiúna, Dário Coelho; Primeira Dama do Município, Ginna Kitteria; Rosimari Holanda Gurgel Almeida – primeira dama de Acopiara e presidente da APDMCE; Inês Távora - Secretária Executiva da AMAB; Joaquim Filho - Vice-prefeito de Itapiúna; Presidente da Câmara de Itapiúna, Paulo Roberto; secretários municipais; vereadores; técnicos das secretarias municipais, entre outras autoridades.

Foram convidados para participar do evento, representantes dos seguintes Municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Pindoretama e Redenção.


Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews