Alunos da Escola Franklin Távora trouxeram o troféu de campeão da XIII Jornada de Foguetes do Brasil para Itapiúna


Nos dias 27 a 30 de outubro, na cidade de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, os alunos da Escola Estadual Franklin Távora: Natanael, Andreza e Auri, junto com o professor responsável Cleiton Aquino, participaram da XIII edição da Jornada de Foguetes do Brasil.


Nesses dias os alunos participaram de palestras, conheceram novos tipos de foguetes e bases, ou seja, adquiriram muito conhecimento. No último dia aconteceu a palestra com Marcos Pontes o único astronauta brasileiro.

Para participar da Jornada de Foguetes (2ª fase) é preciso antes participar da primeira fase que é realizada na própria escola, é chamada de fase local. Nessa etapa da Olimpíada é necessário fazer um lançamento do foguete, utilizando somente garrafa pet e como combustível vinagre com concentração 4% de ácido acético misturado com bicarbonato de sódio.

A reação dessa mistura irá produzir o gás dióxido de carbono que gera uma pressão interna no foguete que serve para lançar o foguete. Na fase Local, nossos alunos conseguiram a distância de 123 Metros no lançamento, distância suficiente para classificar para a segunda fase. A segunda fase é a etapa Nacional onde participar todas as escolas que conseguiram lançamento superior a 120 metros.

No evento acontece dois tipos de premiações: Uma relacionada a apresentação da equipe para as demais presentes, ou seja, a equipe usando slides vai apresentar para as outras todas as etapas envolvidas na construção do foguete e da base de lançamento, nesses quesitos os alunos conseguiram a terceiro lugar. a outra parte é do lançamento do foguete, que conta a maior distância atingida na posição horizontal, vertical não conta, nesse quesito nossos alunos conseguiram o troféu de campeões com um lançamento de 168 metros.


Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews