Norte e Nordeste: Ceará tem o melhor índice de crianças matriculadas em creches

De acordo com dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017, divulgados nesta terça-feira (23), o Ceará é o estado com maior taxa, do Norte/Nordeste, de crianças matriculadas em creches. Segundo os dados, o percentual subiu de 21,3% em 2001 para 33,4% em 2015, último ano citado na pesquisa, de meninos e meninas de 0 a 3 anos frequentando centros de educação infantil. Em todo o país, o Ceará está em quinto lugar, atrás de São Paulo (43,5%), Santa Catarina (41,5%), Rio Grande do Sul (35,2%) e Paraná (36,8%).

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destaca o empenho do Governo do Ceará para garantir a constante melhoria dos índices. "O Brasil tem um déficit histórico em relação ao atendimento infantil. A meta é que os estados aumentem essa cobertura. No Ceará, o governador Camilo Santana, por meio da Seduc, tem uma ação intersetorial importante, que é a construção de Centros de Educação Infantil. Nós acreditamos que o processo educacional começa nos primeiros anos da vida e, por isso, a relevância de termos bons equipamentos para as crianças do Ceará".

A primeira meta do Plano Nacional de Educação, do Ministério da Educação, é ampliar a oferta de Educação Infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do Plano, em 2024.

O Governo do Ceará assumiu um compromisso com a Educação Infantil de qualidade, proporcionado um espaço pedagógico adequado, o que possibilita a melhoria do desenvolvimento infantil. Para isso, o Estado contará com 119 Centros de Educação Infantil (CEIs).

Até agora, 19 CEIs já foram inaugurados: Aquiraz (2), Iguatu (2), Quixeramobim (1), Sobral (3), Tauá (2), Varjota (2), Tianguá (3), Guaraciaba do Norte (1), Viçosa (2) e Itaitinga (1). Além disso, 54 CEIs já tiveram ordens de serviço assinadas. O investimento é de R$ 70,8 milhões, proveniente do Estado, por empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida dos municípios.

Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças, na faixa de 0 a 5 anos. O prédio é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

Veja o Anuário completo aqui.

Confira a tabela

Tabela.jpg

Com informações do Governo do Estado

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews