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A importância do planejamento para o sucesso de novos produtos


De acordo com Silva (2001, p.89) o planejamento, é a parte fundamental da administração, e tem suas origens nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis. Em sua obra Teorias da Administração, o autor descreve civilizações como os Sumérios, os Egípcios, os Babilônios e Chineses entre outros, exemplificando tal afirmação.



Para novos produtos terem sucesso é necessário realizar um Planejamento de  Marketing para conhecer quem serão os clientes; definir qual será o posicionamento; desenvolvimento do produto; determinar o preço; identificar os pontos de vendas; escolher o melhor tipo comunicação e traçar estratégias de valorização das pessoas.

 Antes de lançar um novo produto o empreendedor precisa conhecer quem serão os clientes, responder algumas perguntas são importantes para traçar o perfil do consumidor:
Onde estão os clientes? Qual idade, sexo, renda, ocupação? Qual a religião?  Qual classe social ele pertence? Qual tamanho da sua família? Onde eles buscam informação? Quais suas maiores necessidades? O que ele espera do produto?

O posicionamento do produto – Qual diferencial ele vai ter? Dentro das estratégias de diferenciação que podem ser adotadas destacamos:

Diferenciação baseada nos funcionários – as empresas podem ter pessoal bem treinado que preste um atendimento de qualidade superior ao cliente.

Diferenciação baseada no canal – Planejar com mais eficiência e eficácia a cobertura do canal de distribuição.

Diferenciação baseada na imagem – As empresas podem criar uma imagem poderosa e atrativas que atendam ás necessidades sociais e psicológicas dos consumidores.

Desenvolvimento do Produto – Os produtos podem ser diferenciados pelo o design da embalagem e da marca, durabilidade e garantias.

Determinar o Preço – Antes de determina o preço do produto é importante que seja feito uma pesquisa para saber os preços praticados pelos os concorrentes.

Ponto de venda – Escolher onde o produto será vendido.

Comunicação – Determina qual o melhor meio para comunicar a existência do produto.
Valorização das pessoas – Ter um atendimento um bom atendimento pode fazer toda diferencia.

Referência

Administração de Marketing - 14ª Ed. 2012, Kotler, Philip; Keller,Kevin Lane
Tecnologia do Blogger.

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