Ads Top

Caminhada em Itapiúna celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down

Nesta terça-feira, dia 21, a Associação de Apoio a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência de Itapiúna – AAISPDI, realizou a Primeira Caminhada Down Inclusiva.

O evento teve início com uma caminhada saindo da Escola Demócrito Rocha até o Centro Comunitário, onde aconteceu apresentações culturais relacionadas a síndrome de Down.

De acordo com Luciana Bettiol, ativadora da Rede do Movimento Down, a data foi oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, ela tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.
Ainda segundo Bettiol, “A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down (que bem podia chamar-se John Up, pra colaborar…!), e apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, nesse intervalo de 153 anos muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas. Basta você observar com os casos da síndrome aparentemente “aumentaram”. Mas não. É que antigamente as crianças ou adultos com a síndrome pouco saíam de casa, infelizmente….”
O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Itapiúna e da primeira Dama do Município, senhora Ginna Kitteria Coelho.
                                   



Todas as fotos e vídeos em nossa página no facebook:


                 
Tecnologia do Blogger.