Ads Top

Confira a lista dos habilitados na primeira fase de seleção de Agente de Leitura 2016 em Itapiúna

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou, na terça-feira, 8/11, a lista de habilitados e inabilitados na primeira fase de seleção do Edital Bolsa Agentes de Leitura do Ceará 2016. 


Serão selecionados 6 agentes para o Município de Itapiúna, e de acordo com a Secretária de Cultura do Município, Nayara Jeronimo, a prova da segunda etapa será realizada no dia 26 de novembro, em local a ser definido.

As etapas de seleção - o processo seletivo será dotado por uma Comissão de Habilitação, Aplicação, Avaliação e Seleção, instituída pela Secretaria da Cultura, e ocorrerá em três etapas:

a) Habilitação das inscrições: etapa de caráter eliminatório em que é realizada a análise documental e são verificadas as condições de participação e prazo de inscrições.

b) Aplicação das provas: etapa de caráter eliminatório e classificatório em que são realizadas as provas (oral, escrita e entrevista), em Fortaleza e nos municípios beneficiados.

c) Análise do currículo: etapa de caráter classificatório em que será realizada análise do currículo com base nos critérios de seleção. 8

Os agentes de leitura selecionados através do edital dedicarão 20 horas semanais ao projeto, recebendo bolsa de complementação de renda no valor de R$ 440,00, e atuarão nos bairros/comunidades onde vivem, atendendo diversas famílias com a disponibilização de livros e promovendo mediação para a leitura, incentivando a frequência na atividade. O acompanhamento das ações é feito por meio de relatórios mensais elaborados pelos agentes e enviados à Secult, de reuniões quinzenais com os agentes articuladores e de outras atividades promovidas pela Coordenação do projeto Agentes de Leitura.

Democratizando a leitura

"O Edital Agentes de Leitura tem entre seus objetivos democratizar o acesso ao livro e à leitura para as famílias beneficiadas, ampliar a formação leitora das famílias, fortalecer as bibliotecas públicas e comunitárias dos municípios cearenses e contribuir para maior formação cultural dos bolsistas", ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, responsável pela criação do programa em sua primeira passagem pela Secult, de 2003 a 2006.

"Outros objetivos importantes são contribuir para o programa Ceará Pacífico, por meio da incorporação dos Agentes de Leitura nas áreas de vulnerabilidade social, e para a ampliação e o fortalecimento das políticas de inclusão social e cidadania cultural no Ceará", aponta o secretário, que também levou o programa ao Ministério da Cultura, quando atuou no MinC, contribuindo para que a ideia se expandisse em dimensão nacional, com diversos estados e municípios promovendo ações por meio de agentes de leitura.

"O programa Agentes de Leitura envolve várias áreas de política pública, desde a cultura, a educação, a juventude, a cidadania, o desenvolvimento social... A nova turma de agentes terá um grande papel a desempenhar nesses 34 municípios do nosso Estado, com muitos benefícios para as famílias e para as comunidades", destaca o secretário.

Confira a relação dos candidatos de Itapiúna habilitado na primeira fase de seleção do Edital Bolsa Agentes de Leitura:



Confira lista completa dos candidatos habilitados e inabilitados, aqui.

Tecnologia do Blogger.