Ads Top

VIII edição do Jornal Itapiúna News

Doação de sangue um gesto de amor 
No evangelho de João 15,12, Jesus se põe a si mesmo como modelo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, amor de forma mais completa e pura, gratuita, generosa e incondicional, quem doar sangue segue este ensinamento e prova sua generosidade para com o próximo. De acordo com a passagem bíblica em Atos Apóstolos destaca as palavras do senhor “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”, felizes são aqueles que salvam vidas através do ato de doar.

Em Itapiúna dezenas de pessoas movidas pelo o sentimento de fazer o bem ao próximo tem se mobilizado em prol da doação de sangue para o Jovem Cosme Alves, nas redes sociais. Além de doarem para ele estão fazendo doação para pessoas de vários tipos sanguíneos diferentes.

“Eu optei por ser doadora pelo prazer de doar um pouco da minha vida a quem precisa. Não dói nada. Me enche de orgulho de ver as pessoas próximas de mim doando também. É muito gratificante você saber que um gesto é tão simples e tão nobre ao mesmo tempo. Não te faz falta mas faz uma diferença enorme na vida de pelo menos três pessoas. Não há medo de agulhas que me impeça de doar. É muito amor e muito orgulho envolvido nessa campanha” Maria Eunice Tavares.

Para ser doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento com foto. Os menores de idade só podem doar sangue com consentimento formal do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no site do Hemoce deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal.


Dia D da Inclusão na Escola Recanto da Criança

Com o objetivo de sensibilizar a população Itapiunense a respeito do potencial e habilidades das pessoas com deficiência a escola Recanto da Criança, junto com os profissionais do NAPE e AEE, realizaram no dia 24 de setembro de 2015 o dia D da Inclusão. Uma vasta programação voltada para a educação especial, dessa forma temos a responsabilidade de respeitar, incluir e aprender com as diferenças levando em conta que somos todos iguais nas diferenças. A escola conta com um total de 13 crianças inclusas nos turnos manhã e tarde, 8 professores de apoio e uma equipe de profissionais tais como: Psicopedagoga e professora da sala de AEE, psicólogas, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Assistente Social. Durante o dia D os alunos e professores participaram de gincana, atividades físicas, brincadeiras e palestra sobre alimentação saudável. A ação foi realizada em parceria com Secretaria de Educação, Assistência Social, equipe do NASF.


Professora Lianauda Aquino Lima – Psicopedagoga.


Visando proporcionar qualificação social e profissional adolescentes e jovens, além de transferir renda através de bolsa capacitação para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, o Primeiro Passo está capacitando 25 jovens entre 16 e 24 anos, sede de Itapiúna.

O curso tem a duração de três meses e é dividido nos seguintes módulos: I CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS; II - JUVENTUDE, SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E RELAÇÕES DE GÊNEROS; III EMPREENDEDORISMO; IV - SEMINÁRIO TEMÁTICO; V- INFORMÁTICA BÁSICA que está em andamento e MÓDULO VI DE FABRICAÇÃO DE PÃES E PIZZA. As aulas do Primeiro Passo acontecerão sempre de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30. Além do curso profissionalizante e de toda a capacitação complementar, os alunos participantes serão beneficiados com uma bolsa no valor de R$ 100,00.

“Estou gostando do curso, pois apreendemos bastante e o professor é excelente, repassa ótimos conteúdos” aluna Maria de Nazaré.
O curso é uma realização da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado em parceria com Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

Festa dos Pais em Itans

No dia 14 de agosto, foi realizada a festa dos pais da Escola João Batista de Aguiar, uma manhã bem descontraída, onde na oportunidade os pais puderam prestigiar apresentações e homenagens protagonizadas pelos seus próprios filhos. Foi perceptivo o quanto os pais ficaram contentes e até mesmo emocionados com cada uma das apresentações. Após as apresentações os pais puderam participar de diversas brincadeiras que foram feitas especialmente para eles. A ocasião contou com a participação da Técnica da Secretaria de Educação, Regilane Vieira que prestou sua homenagem aos mesmos. “Agradecemos a Secretaria de Educação em nome da Professora Marcia Maria Farias Costa, pelo apoio na realização da festinha”. E para finalizar foi oferecido um belo e merecido café da manhã, onde todos puderam se deliciar e bater um papo com os amigos presentes.

Mateus Sergio, Professor de Educação Física na Escola João Batista de Aguiar




Com o objetivo de chamar atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual, a Prefeitura Municipal de Itapiúna por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira, dia 5 de outubro, a abertura do outubro Rosa.

A ocasião contou com uma caminhada saindo da praça central, a mesma foi animada pelas Fanfarras das Escolas Farias Costas, Recanto da Criança e Demócrito Rocha, culminando no paço Municipal, onde aconteceu execução do Hino Nacional e do Município. Foram homenageadas as mulheres guerreiras que enfrentaram o Câncer de Mama: Silvinha, Cirene e Aldenôra. O momento ainda contou com apresentação do Grupo de Bailarinas do Projeto de Apoio a Criança Carente de Palmatória, entidade colaboradora do Centro de Apoio à Criança.


No dia 4 de outubro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou o resultando da Eleição do Conselho Tutelar de Itapiúna, confira o resultado:
  1. Regilane Maria Freitas Oliveira – Palmatória: 699 votos
  2. Nacelia Ribeiro de Almeida – Itans: 501 votos
  3. Antônia Vania Ferreira Martins – De Palmatória: 377 votos
  4. Francisca Clemilda Clarindo de Andrade – Cajuás: 358 votos
  5. Ribamar Felipe de Oliveira – Barra Nova: 345 votos
  6. Silvia Helena Bezerra Cavalcante – Sede: 320 votos
  7. Ebna Mychelli da Silva Amorim – Sede: 262 votos
  8. Maria Teixeira da Silva – Sede: 255
  9. Daniel Ferreira da Silva – Caio Prado: 173
  10. Francisco Evaldo Alves da Silva – Sede: 163
  11. Ivânia Rosa Prudêncio – Sede: 124
  12. Antônio Raimundo Gomes Guilherme – De Caio prado: 112
  13. José Antônio Xavier – Sede: 78
Brancos: 23
Nulos: 66

Culminância do Projeto Agrinho na Escola João Batista de Aguiar em Itans

No dia 25 de setembro, ocorreu o encerramento do Projeto Agrinho que teve como tema “Ervas Medicinais na escola”, na oportunidade alunos do 1º ao 9º participaram de uma aula de campo, onde foi realizado uma visita até a casa de uma moradora da comunidade e lá a mesma deu um depoimento sobre a importância das ervas medicinais. De volta à escola os alunos participaram de um concurso de desenho e construíram um herbário com as ervas medicinais estudadas.
Professora Katia Vidal 


Por meio do Decreto de número 015/2015, de 28 de setembro de 2015, o Prefeito de Itapiúna Luís Cavalcante de Freitas (Wauston) reduziu o próprio salário, do vice-prefeito e secretários em 30%, dos cargos comissionados e funções gratificadas a redução é de 20%. A medida entrou em vigor no dia 1ª de outubro e vigorará pelo o prazo de 90 dias, após decorridos o período serão restabelecidas as remunerações ao patamar atual, podendo ainda ser necessária a manutenção da redução.

 “Devido à grande crise financeira e queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios - FPM, estamos tomando algumas medidas de contenção de despesas, redução de conta de energia e de água, redução de contratos firmados junto a prefeitura de Itapiúna, as medidas visam melhor adequar a realidade econômico-financeira do Município, a prestação de serviços não sofrerá nenhum prejuízo” destacou Wauston.

Festa das Crianças em Itans

Na quarta-feira, dia 7 de outubro, foi realizada Festa das Crianças em Itans com muita diversão, brinquedos, parquinho, futebol, pipoca, algodão doce e muitas brincadeiras fizeram parte deste dia espetacular para a criançada.

A festa aconteceu em parceria com a Escola João Batista de Aguiar; Centro de Apoio à Criança e Secretaria Municipal de Educação. “Agradecemos em especial a Secretária de Educação, a professora Márcia Maria Farias Costa que como sempre, tem contribuído de forma significativa para a realização destas e demais atividades desenvolvidas no Distrito de Itans. Agradecer aos professores e ao pessoal do CEACRI que fizeram da festa organizada e divertida. Foi um momento de muitas risadas, alegrias e diversão onde crianças foram crianças e adultos voltaram a ser crianças”.

Assilho Ferreira, Gestor da Escolha João Batista de Aguiar

Jovens do Centro de Apoio à Criança participaram da Conferência Regional da Juventude do Maciço de Baturité



Os jovens do Centro de Apoio à Criança fizeram bonito na Conferência Regional da Juventude do Maciço de Baturité, na cidade de Pacoti, e com uma comitiva de 17 pessoas o município de Itapiúna se fez presente e suas propostas ouvidas, culminando com a eleição dos Jovens Isabela, Rodrigo e Paula Milene como delegados para a Conferência Estadual que acontecerá na cidade de Fortaleza nos dias 29,30,31 de outubro e 1º de Novembro.

Centro de Apoio à Criança

Centro de Apoio à Criança realizou comemoração em Homenagem a criança

Ser criança é ser feliz, e os que fazem o Centro de Apoio à Criança levam isso a sério e lutam todos os dias para que isso aconteça em sua plenitude, “mas na semana, de 05 a 09 de outubro, multiplicamos nossos esforços para que tanto as crianças da nossa unidade Gestora como todas as colaboradoras tivessem um dia especial e o resultado foram muitos risos, diversão e muitas felicidades espalhadas pelo Município de Itapiúna, um pedacinho de Ibaretama (Travessia) e Baturité (Candéia). Nossa gratidão a cada colaborador e parceiros em mais essa ação”.

Centro de Apoio à Criança


Na segunda-feira, dia 5 de outubro, foi realizada a solenidade de premiação do Itaú-Unicef da Regional Recife, que compreende os Estados da região nordeste do país. O prêmio busca identificar, reconhecer e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas no desenvolvimento de projetos socioeducativos que contribuam com as políticas públicas de Educação Integral para crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Escola Ceru de Palmatória realizou reunião com a família dos alunos das turmas do quarto e quinto ano

Na segunda-feira, dia 19, a Escola Centro de Educação Rural de Palmatória realizou encontro com familiares de alunos das turmas de quarto e quinto ano. Na ocasião foi abordado assuntos relativos a prova do SPAECE, SAEB, aprendizagem dos alunos, ainda aconteceu exibição de vídeo de Mário Sérgio sobre a educação, escolaridade e simulados.
Escola Ceru de Palmatória

 Festa da Criança na Escola César Cals em Caio

No dia 14 de outubro, a escola César Cals com o apoio do prefeito Wauston Cavalcante, da Secretaria de educação, Projeto de Ajuda Familiar e o Centro de Convivência Familiar realizaram uma grande festa em comemoração ao Dia das Crianças, com muita diversão, brincadeiras, danças, desafios, bombos, pirulitos e muita animação.
Escola César Cals
Tecnologia do Blogger.