Ads Top

Sob o ritmo de fanfarras Itapiúna realiza a Abertura do Outubro Rosa

Com o objetivo de chamar atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual, a Prefeitura Municipal de Itapiúna por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira, dia 5, a abertura do Outubro Rosa.


A ocasião contou com uma caminhada saindo da praça central, a mesma foi animada pelas Fanfarras das Escolas Farias Costas, Recanto da Criança e Demócrito Rocha, culminando no paço Municipal, onde aconteceu execução do Hino Nacional e do Município. Foram homenageadas as mulheres guerreiras que enfrentaram o Câncer de Mama: Silvinha, Cirene e Aldenôra. O momento ainda contou com apresentação do Grupo de Bailarinas do Projeto de Apoio a Criança Carente de Palmatória, entidade colaboradora do Centro de Apoio à Criança.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.


De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Veja todas as fotos em nossa página:

Mais informações em http://itapiunanews.com.br
Posted by itapiunanews.com.br on Segunda, 5 de outubro de 2015
Tecnologia do Blogger.

Entre em Contato