Ads Top

Itapiúna comemora dia do Professor com festa em homenagem aos docentes

Nesta quinta-feira, dia 16, a Secretaria de Educação do Município de Itapiúna realizou Festa do dia professor, na ocasião aconteceu apresentações das escolas homenageando os docentes, sorteio de prêmios, jantar, a animação do evento ficou por conta de Elias Costa.


De acordo com a Revista Educação, o dia do professor tem duas versões diferentes, confira:

Em 1963, o dia 15 de outubro foi declarado feriado escolar em homenagem aos professores, por decreto aprovado pelo presidente João Goulart e o então ministro da Educação, Paulo de Tarso. A explicação para a origem da data, no entanto, tem duas versões diferentes.

A primeira história que encontramos por aí vem da época de D. Pedro I. Em 15 de outubro de 1827, o imperador estipulou que toda vila, cidade e lugares mais populosos do Brasil criassem as primeiras escolas primárias do país, conhecidas na época como escolas de primeiras letras. O Dia do Professor seria, então, uma homenagem a esse marco da educação brasileira.

A segunda versão, mais difundida que a do período colonial, garante ao professor Salomão Becker a responsabilidade pela inclusão do Dia do Professor no calendário escolar. Em 1947, o professor, nascido em Piracicaba, lecionava no Ginásio Caetano de Campos, o "Caetaninho", na capital paulista.

Certo dia, o professor e mais três colegas conversavam a respeito do tamanho do segundo semestre letivo, que ia de 1° de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias nesse período. Os quatro professores tiveram a ideia de criar um dia de parada para o descanso e também para organizar as atividades do restante do ano. Os rumores dizem que o professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos tinham o costume de organizar uma confraternização. 








Mais informações em http://itapiunanews.com.br
Posted by itapiunanews.com.br on Sexta, 16 de outubro de 2015
Tecnologia do Blogger.