Ads Top

Duas Escolas de Itapiúna ganham Prêmio Escola Nota 10

Nesta quarta-feira, dia 28, as Escolas Ceru de Palmatória e Miguel de Jesus Alves da localidade de Barra Nova receberam o Prêmio Escola Nota 10. A iniciativa tem como base as informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014. E tem por objetivo reconhecer o esforço das escolas públicas para elevar a aprendizagem das crianças.


Professora Francisca Lucia Lima Martins, participou da solenidade de premiação, e afirmou ser ”uma honra fazer parte dessa educação inovadora onde as crianças já saem lendo na educação Infantil, elas têm espaço para expor a sua criatividade, de viver o brincar sem esquecer da parte letrada. A Educação de Itapiúna se inova a cada dia, pois é valorizado as etapas de cada ano”. Ela ainda destaca que a “gestão Municipal já está colhendo frutos do trabalho” com esse prêmio.

Para coroar a festa, o governador Camilo anunciou 3 iniciativas, que serão enviadas como forma de projeto de lei para a Assembleia Legislativa: a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) até o 9º ano do ensino fundamental no Estado; a destinação de parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a área da educação; e a criação de uma premiação específica para os municípios com melhores resultados no Spaece, além do prêmio em dinheiro que já é entregue às escolas. Desta forma, o Governo do Estado destinará mais recursos ainda para os investimentos na educação nessas cidades que se destacarem nas avaliações.

A solenidade foi realizada no Centro de Evento do Ceará e contou com a presença do Prefeito Wauston Cavalcante; Primeira Dama Conceição Silva; Secretária de Educação, Márcia Farias Costas; Diretor da Escola Franklin Távora, Paulo Ângelo; Secretário de Esporte Robério Lira; Diretores, professores e alunos das escolas premiadas; Governador Camilo Santana; Ministro da Educação, Aloízio Mercadante e diversas autoridades dos Municípios, Estado e Federal.

Prêmio Escola Nota Dez
  
O prêmio é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolas públicas de 5º ano, com base no Índice de Desempenho Escolar (IDE 5). Ao todo foram avaliadas 212.860 crianças de mais de 4 mil unidades escolares da rede cearense.


Outras homenagens

Além das escolas que receberam o Prêmio Escola Nota Dez, os municípios do estado também foram homenageados. Receberam destaque de méritos as 173 cidades que atingiram a média de "alfabetização desejável" no 2º ano do Ensino Fundamental; os 34 municípios que atingiram a média de "proficiência adequada" em Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental; as 9 cidades que mantiveram bons resultados na alfabetização das crianças entre 2007 e 2014; e os 10 municípios que mais apresentaram crescimento significativo também neste período.

Ainda durante a cerimônia, foi realizada a entrega da homenagem de Honra ao Mérito Póstuma para o professor Edgar Linhares. Nascido em Santa Quitéria, o docente era membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987, presidindo o órgão entre 2007 e janeiro deste ano. A filha do professor recebeu a homenagem, destacando serviços e ações dedicadas a educação em seus 60 anos de magistério.






Duas Escolas de Itapiúna ganham Prêmio Escola Nota 10Nesta quarta-feira, dia 28, as Escolas Ceru de Palmatória e...
Posted by itapiunanews.com.br on Quarta, 28 de outubro de 2015

Mais informações em http://itapiunanews.com.br
Posted by itapiunanews.com.br on Quarta, 28 de outubro de 2015
Tecnologia do Blogger.