Ads Top

Paróquia de Itapiúna e IPHAN entregam igreja de Itans restaurada a população

Neste sábado, dia 15, Paróquia Nossa Senhora da Conceição em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará - Iphan Ce, entregaram Igreja de Itans restaurada. Na oportunidade aconteceu translado da imagem de Nossa Senhora da Conceição até a capela, onde teve a benção do templo e Missa presidida pelo o Bispo Diocesano de Quixadá Dom Ângelo Pignoli, concelebrada pelo o Pároco, Padre Firmino, culminando com a festividade teve o arriamento da Bandeira.


 As obras de restauro no pequeno templo, foram feitas devido a implementação de uma medida compensatória de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), remonta às primeiras décadas do século XVIII e materializa os primeiros esforços dos colonizadores portugueses em sua fixação no sertão cearense, nas encostas do Maciço de Baturité, importante recorte geográfico da paisagem do estado. Trata-se de um dos mais antigos templos religiosos erguidos no Ceará, quando as primeiras sesmarias foram concedidas ao longo do rio Choró. Registra, inclusive, a disputa comum à época entre missionários e latifundiários que, no caso, acabaram por desapossar as terras dos índios, conforme nos conta a crônica histórica cearense.

Nas escavações foram identificadas as antigas fundações, sepulturas, artefatos religiosos vinculados aos sepultamentos (rosários, medalhas, botões), fragmentos de louça portuguesa e inglesa, além de artefatos indígenas pré-históricos. Foram recompostos todos os telhados conforme a técnica original, utilizando-se madeira de lei nativa (aroeira, pau d'arco, sucupira). Todos os pisos foram restaurados como o original encontrado nas escavações. Na nave foi refeito todo o piso em madeira com as divisões das sepulturas identificadas. Todas as portas e janelas antigas foram restauradas e foram refeitas igual ao original as portas em almofadas. Foi refeita toda a instalação elétrica. Foi recomposto o antigo alpendre, elemento raro nas igrejas coloniais do Brasil.

“Estamos reinaugurando uma das igrejas de origem jesuíta de grande importância para o Ceará, grande antiguidade, uma capela de beleza impar em sua singeleza e o trabalho de restauro foi muito bem feito, agora teria que ter uma articulação de outras políticas públicas na área do turismo para incentivar a visitação deste patrimônio” destacou a Superintendente do IPHAN no Ceará, Diva Maria Freire Figueiredo. “Gostaria de ressaltar todo compromisso, toda a ética e responsabilidade do Padre Firmino que teve uma participação fundamental na conclusão da obra. Enxequem Itans como uma das joias da coroa do Município de Itapiúna, a partir dessa igreja vocês podem colocar Itapiúna no mapa do Turismo do Estado do Ceará” ressaltou Ramiro Teles, Arqueólogo do referido instituto.


A igreja é tombada a nível municipal, mas o IPHAN já estuda seu tombamento a nível federal como monumento nacional e já existe processo administrativo aberto. 






Veja todas as fotos em nossa página no facebook:



Mais informações em http://itapiunanews.com.br
Posted by Itapiúnanews PontoCom PontoBr on Domingo, 16 de agosto de 2015
Tecnologia do Blogger.