Itapiúna realizou a Primeira Conferência da Mulher

                       
Nesta quinta-feira, dia 27, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social e o Conselho Municipal da dos Direitos da Mulher realizaram a Primeira Conferência da Mulher. O tema da Conferência “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” foi dividido em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.



A abertura do evento, realizada no início da manhã, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, contou com as participações da primeira-dama Conceição Silva, da secretária da SETAS, Dayse Rodrigues, do secretário municipal de Finanças, Everardo Rodrigues; da secretária de Administração, Daniele Torres; da Chefe de Gabinete, Eurisete Marinho, entre outras representatividades locais.



Na oportunidade, a secretária Dayse Rodrigues caracterizou como muito importante a realização dessa Primeira Conferência Municipal da Mulher, que, de acordo com ela, representa o avanço que as mulheres tiveram, desde o início da luta por direitos iguais entre os gêneros. “Para mim é até emocionante estar aqui. Hoje, nós podemos falar, pensar, estudar, trabalhar, fazer arte, podemos escolher nossa sexualidade e com quem queremos viver. Podemos dizer que somos donas de nossos destinos e que podemos escrever nossa historia. Sabemos que, ao longo dos anos, os homens dominaram as relações sociais, as práticas políticas e as negociações econômicas. Hoje a história é diferente, da época em que a mulher vivia submissa em seu papel de mãe e dona de casa”, afirmou.

A primeira-dama, Conceição Silva, também enalteceu as conquistas femininas, mas não deixou de lembrar que ainda existem muitos desafios a serem superados e, por isso, é fundamental o debate para a construção de políticas públicas eficicientes em favor das mulheres. Ela citou a realidade brasileira, na qual tantas mulheres são vitimadas pela violência. “A cada cinco minutos, são assassinadas 20 mulheres no Brasil. Isso é muito grave! Fazendo uma análise da Política Nacional voltada para a mulher, a gente observa que ainda há muito o que ser feito”, afirmou. Durante o evento, foram realizadas apresentações artísticas e teatrais, relatando as situações difíceis vivenciadas pela mulher em seu dia-a-dia.

O Evento contou com palestra magna “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” com a palestrante Doutora Mônica Barroso.








Veja todas as fotos em nossa página no facebook:


Mais informações em http://itapiunanews.com.br
Posted by itapiunanews.com.br on Quinta, 27 de agosto de 2015

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews