Ads Top

Itapiúna realizou IX Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Itapiúna por meio do Conselho Municipal da Assistência Social realizou nesta sexta-feira, 07, a IX Conferência de Assistência Social, que propôs um debate amplo sobre temática “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.


Inicialmente aconteceu a composição da mesa das autoridades, que se deu da seguinte forma: representando o Prefeito Wauston Cavalcante esteve o Procurador do Município Doutor Getulião Saraiva; Primeira Dama Conceição Silva; Secretaria do Trabalho e Assistência Social Dayse Rodrigues; Presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Eva Colares; Chefe de Gabinete Eurisete Carlos; Representando a Câmara Municipal, Vereador Arnaldo; represente de usuários do SUAS; Secretária de Cultura Nayara Jeronimo. O momento também contou com a presença da Secretária de Saúde, Lígia Saraiva Leão; Subsecretário Municipal de Educação, Erivan Ferreira; Articuladora do Selo Unicef, Fátima Tavares; Secretário de Sistematização, Áureo Cordeiro; Secretário de Desenvolvimento Rural, Claudionor Fernandes Filho; Gestor do Centro de Apoio à Criança, Erivaldo Paiva.

O evento contou com apresentações de Xote e Mamulengo, do distrito de Palmatória; Teatro Jovens em Ação, do distrito de Caio Prado; e Voz e Violão, da sede. Na oportunidade teve palestra magna da Diretora Executiva do Conselho Estadual de Assistência Social, Tereza Serra,

As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social. 

Foram debatidos cinco eixos: Dignidade Humana e Justiça Social: Princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo; Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo; Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

O objetivo final das conferências municipais, estaduais e nacional é construir um plano válido por 10 anos que priorize as metas debatidas nesses eventos. A última acontecerá em Brasília dos dias 7 a 10 de dezembro. 




Veja todas as fotos em nossa página no facebook:

Mais informações em http://iutapiunanews.com.br
Posted by Itapiúnanews PontoCom PontoBr on Sexta, 7 de agosto de 2015
Tecnologia do Blogger.

Entre em Contato