Missa Solene de Benção da Cátedra, Ambão e Altar da Paróquia de Itapiúna


Neste sábado, dia 11, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizou Missa Solene de Benção nova Cátedra, Ambão e Altar da Igreja matriz, a cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano de Quixadá Dom Ângelo Pignoli e concelebrada pelo pároco Antônio Firmino e Padre Antônio Jorge da Área pastoral de São Felix do Distrito de Palmatória.


Ambão é uma tribuna destacada destinada à liturgia da palavra, localizada no presbitério. Consta de uma plataforma alta, sustentada por colunas ou por um alto pedestal, delimitado por parapeitos que se prolongam ao longo da escada de acesso.

Altar é mesa fixa, destinada à celebração eucarística. É o lugar onde se renova o sacrifício redentor de Cristo. De acordo com as normas da liturgia, cada altar conserva, numa cavidade especial, grãos de incenso, relíquias de santos e um documento de consagração assinado pelo bispo. Antes, os altares eram encostados à parede, sendo o altar-mor (o principal da igreja) localizado em um nível mais alto, acessível por um número ímpar de degraus. Após a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, o altar fica numa localização mais central do presbitério, permitindo ao sacerdote circundá-lo, na celebração.


Cátedra é a Cadeira pontifícia.




Veja todas fotos em nossa página no facebook:

Mais informações em http://itapiunanews.com.br
Posted by Itapiúnanews PontoCom PontoBr on Domingo, 12 de julho de 2015

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews