Açude Castro de Itapiúna atinge nível crítico e está com pouco mais de 8% de sua capacidade

O Açude Castro está localizado dentro das Bacias Metropolitanas, no Município de Itapiúna, a 90KM de Fortaleza, o mesmo tem a capacidade para 63.900.000 m³, abastece Itapiúna e Capistrano, com uma população estimada em 35.688 habitantes. De acordo com Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, o reservatório está com apenas 8,32% de sua capacidade, atingindo um nível crítico.


                               
Diante da redução drástica de água, a Cagece já estuda a possibilidade de realizar um racionamento no próximo mês.

 Na ocasião pedimos a colaboração de toda população dos Municípios de Capistrano e Itapiúna para evitar qualquer desperdício de água e utilizá-la somente para o consumo humano. 

Dicas para consumo consciente:

1- BOCA ABERTA, TORNEIRA FECHADA 
Não deixe a água correndo enquanto estiver escovando os dentes. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada. Se duas pessoas fizerem isso, ao longo da vida, a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia. 

2- NADA DE PINGA-PINGA 
Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga de "apenas umas gotinhas" desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água limpa e tratada, o que custa cerca de R$ 1.200 na sua conta. 

3- NÃO DÊ FUROS 
Canos furados e vazamentos são desperdício de água potável e dinheiro. Um buraquinho de 2 mm em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês (praticamente dez carros-pipa de água limpa e tratada). Em um dia, a quantidade do recurso jogada fora daria para lavar todas as roupas que você precisa na máquina de lavar. Então, não dê bobeira: feche as torneiras, interrompa o consumo e veja se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se sim, procure um profissional, porque certamente você está com vazamentos em casa. 


4- LIMPE ANTES DE LAVAR 
A dica é manjada, mas não custa repetir, já que tem muita gente por aí que ainda desperdiça (muita) água para lavar louça. O ideal é retirar o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira, e jamais deixar a água correndo enquanto está ensaboando as louças. 

5- BANHO DE GATO 
Reduza o tempo do banho e economize água. Saiba que, se cada brasileiro diminuísse em, apenas, um minuto seu tempo de banho no chuveiro, a energia economizada em um ano equivaleria a 15 dias de operação da usina Itaipu em sua geração máxima.

6- SÓ NA DANÇA DA VASSOURA... 
Usar aquela "vassourinha hidráulica" para limpar a calçada não está com nada: em 15 minutos, o desperdício de água chega a 280 litros. A mangueira gasta menos, mas também pode ser substituída por um balde (de preferência, com água reutilizada da máquina de lavar).



Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews