CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA NO CEARÁ SEGUE ATÉ O FIM DO MÊS

Com a meta de superar a primeira etapa de 2014 e imunizar 100% do rebanho, o Governo do Ceará lançou no último dia 05, a Campanha de vacinação contra Febre Aftosa. Esta primeira fase, acontece até dia 31 deste mês através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI).




A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, porém há diferenças de suscetividade de espécie.

No Brasil, o processo mais aconselhável é a vacinação periódica dos rebanhos, assim como a vacinação de todos os bovinos antes de qualquer viagem. Em geral a vacina contra a febre aftosa é aplicada, de 6 em 6 meses, a partir do 3º mês de idade. Na aplicação devem ser obedecidas as recomendações do fabricante em relação à dosagem, tempo de validade, método de conservação e outros pormenores.

No Ceará

O Ceará foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona de livre de febre aftosa com vacinação em maio de 2014 e nesta campanha comemora-se um ano do reconhecimento.

Com informações da Aprece

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews