Novo golpe em redes sociais faz vítima em Itapiúna

No domingo, dia 22, um usuário do facebook residente no Município de Itapiúna foi vítima de um novo golpe realizado por um hacker.


Para realizar o crime, o invasor usou o perfil pessoal da vítima para conversar com amigos e pedir um depósito na conta de um terceiro. O argumento usado era que o mesmo estaria com o cartão bloqueado e não poderia realizar a transferência ou depósito. O hacker conversou com vários amigos e um deles acabou realizando o depósito. A vítima acabou descobrindo o golpe quando recebeu ligações de amigos relatando o que estava acontecendo.

Caso você alguma mensagem de algum amigo pedido deposito ou transferência de qualquer quantia excluir denuncie o perfil e em seguida desfaça a amizade.

Dicas para manter sua conta segura:

Escolha uma senha exclusiva e forte. Use combinações de, no mínimo, seis letras, números e pontuações e não use a mesma senha em outras contas. Outra opção é usar um site que protege senhas, como LastPassKeePass ou 1Password, para configurar e gravar senhas exclusivas para sua conta. Saiba como alterar sua senha.

Pense antes de clicar. Nunca clique em links suspeitos, mesmo que sejam de amigos ou empresas que você conheça. Isso inclui links enviados no Facebook (ex.: em um bate-papo ou história) ou em e-mails. Se um amigo seu clicar em um link de spam, pode ser que ele acidentalmente envie esse spam para você ou o marque em uma publicação com spam. Se você encontrar algo suspeito no Facebook, denuncie. Também evite fazer downloads (ex: um arquivo .exe) se não tiver certeza do que ele se trata. Saiba mais sobre como reconhecer e-mails suspeitos.

  Fique alerta para identificar Páginas, aplicativos e jogos falsos. Suspeite de Páginas que promovam ofertas muito boas para serem verdade. Em caso de dúvida, confira se a Página é verificada. E também tome cuidado ao instalar novos aplicativos ou jogos. Alguns golpistas usam aplicativos e jogos mal-intencionados para conseguir acessar sua conta do Facebook.

 Não aceite solicitações de amizade de pessoas que você não conheça. Às vezes, os golpistas criam contas falsas para adicionar pessoas. Quando você aceita um golpista como amigo, permite que ele possa fazer spam em sua Linha do tempo, marque você em publicações e envie mensagens mal-intencionadas. E os seus amigos de verdade também podem acabar na mira do criminoso.

Nunca compartilhe suas informações de login (ex: e-mails e senha). Pessoas ou páginas podem fazer certas promessas (ex: fichas de pôquer gratuitas) se você compartilhar com elas o seu login. Esses tipos de ofertas são criadas por criminosos virtuais e violam a Declaração de Direitos e Responsabilidades do Facebook. Se você for solicitado a reinserir sua senha no Facebook (por exemplo: ao fazer alterações nas configurações da conta), verifique se o endereço da página ainda mostra facebook.com/na URL (endereço da Web).

 Faça login em www.facebook.com. Alguns golpistas criam páginas falsas para parecerem como uma página de login do Facebook, na esperança de que você digite seu endereço de e-mail e senha. Verifique a URL da página antes de digitar as informações de login. Em caso de dúvida, digite sempre facebook.com no seu navegador para retornar ao site verdadeiro do Facebook. Saiba mais sobre phishing.

Atualize seu navegador. As versões mais recentes dos navegadores oferecem proteção integrada. Por exemplo, eles podem avisá-lo sobre uma suspeita de site de phishing. O Facebook é compatível com:
  Safari

Execute um software antivírus. Para se proteger contra vírus e malware, verifique seu computador. Você pode saber mais e baixar esse software gratuitamente:

                                  
                        


.

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews