Ex-prefeito de Itapiúna “Zé Nilton” é homenageado no Programa Itapiúna News

Na sexta-feira, dia 10, o Programa Itapiúna News homenageou no Quadro Gente da Gente o Ex-prefeito de Itapiúna José Gonçalves Monteiro (Zé Nilton), foi homenageado sendo reconhecido do trabalho prestado a população, e os ouvintes conheceram melhor a infância, biografia e toda história de vida.

Programa Itapiúna News vai ao ar todas as segundas e sextas-feiras, ás 13 horas, na Fm Planalto 98,5 e site http://itapiunanews.com.br.

Confira abaixo o Programa Itapiúna News na integra: 


Biografia

José Gonçalves Monteiro (Zé Nilton) é filho de Manoel Monsenhor e Maria Gonçalves Monteiro e nascido no Sítio Várzea Feia, distante cerca de quatro quilômetros da sede do Município de Cedro, nos confins do Sertão do Ceará.
Sua trajetória profissional iniciou-se em 1962, quando, após convalescer de grave tuberculose, obteve seu primeiro emprego no antigo Departamento de Correios e Telégrafos por nomeação do saudoso Senador Virgílio Távora, então Ministro de Viação e Obras Públicas do Governo João Goulart.
Em 1963, concluiu o Curso Científico no Colégio São José, tendo ingressado, já no ano seguinte, na Faculdade de Distrito da Universidade Federal do Ceará. Neste período, foi dirigente de agremiação política, tendo sido o último Secretário-Geral do Departamento Estadual da UDN, antes da sua extinção pelo Governo Castelo Branco.
Em 1966, como solicitador acadêmico, ingressou nas lides forenses, realizando júris nas Comarcas de Aracoiaba, Baturité, Cedro, dentre outras.
Em 1968, em plena vigência do Ato Institucional nº 05, conquistou o tão sonhado Diploma de Bacharel em Direito e Ciências Sociais.
Após diversos anos na advocacia e graças á sua vocação e ao ânimo que recebeu da sempre presente amiga Maria Luiza Fontenele de Paula Rodrigues, então Promotora de Justiça, ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará por meio de concurso público de provas e títulos, realizado em 1972.
Em 1975, após exercício do cargo de Subprocurador de Justiça, pediu exoneração do cargo, como protesto pelos minguados salários atribuídos aos membros do Parquet Estadual.
Em 1977 assumiu o cargo de Prefeito de Itapiúna, oportunidade em que exerceu, concomitantemente, a Presidência da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará – Aprece. Na sua gestão, assessorado pelo o saudoso Dr. Américo Barreira – um dos maiores municipalistas do país – e contando com os serviços de competente equipe, realizou 1º Seminário Brasileiro de Estudos de Alternativas de Desenvolvimento dos Municípios, em 1980. Ainda em 1980 foi readmitido ao cargo de Promotor de Justiça após significativas melhorias nas condições de trabalho, tendo sido assessor do Procurador-Geral Dr. Aírton Castelo Branco Sales entre 1985 e 1987.
Em 1987 foi eleito para novo mandato de Prefeito de Itapiúna renunciando em 1992 para exercer o relevante cargo de Secretário de Justiça do Governo Virgílio Távora.
Retomando o exercício de suas funções junto ao Ministério Público, em 29 de agosto de 2003 assumiu, após promoção por merecimento o cargo de Procurador de Justiça do Estado do Ceará, onde permaneceu até 27 de outubro de 2009, quando se aposentou por tempo de serviço.

Cumpre registrar que, por força do verdadeiro sacerdócio político exercido junto ao amigo Deputado João Viana de Araújo e ao Dinâmico Ministro César Cals, correligionário de múltiplas qualidades, foi indicado para exercer diversos cargos públicos de confiança, a saber: Diretor Administrativo do Detran (1974), Secretário do Interior e Justiça (1984/ 1983), Superintendente Regional do IAPAS (1984 / 1985), Chefe do Departamento de Coordenação Política, tendo ascendido ao cargo de chefe de Gabinete da Secretaria de Governo em 1987, quando sob a gestão do Secretário Sérgio Machado, no Governo Tasso Jereissati.

Tem 4 filhos: Eveline (Socióloga), José Newton (Filósofo e Analista de Sistema), Ulisses (Bacharel em direito), Manoel (Acadêmico de Direito); e três: Marcos Bruno, Beatriz e Raiça.



Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews