Festival de Sanfoneiros, movimenta Noite Cultural de Itapiúna

                                         
Na noite da sexta-feira, dia 15, foi realizado o Festival de Sanfoneiros integrando população, artistas, autoridades, músicos através da arte secular de tocar sanfona.


           Este evento faz parte do projeto Arte e Cultura de Itapiúna 2014, idealizado e executado pela Secretaria da Cultura do Município, que tem como Secretário o Professor João Everardo Freitas Rodrigues, é uma realização da Prefeitura Municipal de Itapiúna da administração do prefeito Wauston Cavalcante. Neste projeto que objetiva vivenciar e valorizar as diversidades culturais promove ações artísticas, literárias e costumes de nosso povo, na comemoração do mês do folclore e consequentemente o dia da arte e cultura de Itapiúna. Com este acontecimento, no qual o Festival de Sanfoneiros de Itapiúna faz parte, é composta de um concurso de melhor execução musical ao mesmo tempo em que os sanfoneiros serão homenageados e valorizados.

           Noite de muita alegria e comoção marcou este festival, em que participou os sanfoneiros, Sales da Mata, Denílson Sanfoneiro, Silvério Ferreira Neto, Francisco Roque, Antônio Roque, Senhor Tuca, Ciné Sanfoneiro, Leandro Lessa, Nardin do Acordeom, Antônio Soares, Raimundo Roque, Chico Dudu, Chico Jacó e Francisco de Assis do Bico da Arara. Na oportunidade em que foram apresentados diversos talentos e boas músicas, os sanfoneiros foram analisados por uma mesa composta de músicos qualificados para a função de julgadores. Eram eles: José Jurandir de Souza (Professor, Musico, instrutor de coral e flauta), Maestro Jairo (Musico, Maestro de Banda de Música e compositor), José Ivanildo (Professor, Musico, Violonista e Tecladista), Juscelino Alves (Musico, professor de violão, maestro de banda de música e compositor), Aécio Carvalho (Músico, professor de violão e guitarra).

Os destaques do Festival de Sanfoneiro escolhidos pelo jurados foram: 1ª Francisco Edinardo Costa, 2ª Francisco Leandro Lessa Soares, 3ª Cosmo Facundo Martins, 4ª Francisco Nogueira da Silva e em 5ª Silvério Ferreira Neto.

           O Festival de Sanfoneiros de Itapiúna foi avaliado como positivo pela população itapiunense que esteve presente no evento e já se cria uma expectativa para a realização de segundo Festival de Sanfoneiros que deverá acontecer no próximo ano no período das festividades juninas, período forte de festividades em Itapiúna por fazer parte do calendário das manifestações alusivas ao aniversário do município.          

Colaboração Secretário de Cultura de Itapiúna, João Everardo Rodrigues.










































Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews