1º Fórum do Selo Unicef mobiliza diversos seguimentos da sociedade de Itapiúna

Nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, foi realizado no auditório da Secretaria de Educação o Primeiro Fórum Comunitário Selo Unicef  Município Aprovado Edição 2013-2016,que  teve como tema  “Eu e meu município crescendo juntos” . O Fórum teve como objetivo, apresentar o diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes, bem como, reunindo informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência no município.

O evento teve sua abertura oficial com a Fanfarra da escola Demócrito Rocha, seguido pela Execução do Hino Nacional e Municipal, a composição da mesa das autoridades se deu dá seguinte forma: Presidente do CMDCA, Egberto Martins, Prefeito Municipal, Wauston Cavalcante, Secretária do Trabalho e Assistência Social e Primeira Dama, Conceição Silva, Secretária de Educação, Márcia Maria Farias Costa, Secretária de Saúde, Lígia Maria Saraiva Leão, Secretário de Agricultura, Claudionor Fernandes Filho, Secretário de Esporte, Robério Lira de Sousa, Secretário de Cultura, João Everardo Rodrigues, Secretário de Finanças, Francisco Eguiberto Rodrigues, Secretária de Defesa do Meio Ambiente, Doutora Lélia Cordeiro, Secretária de Planejamento, Daniele Torres, Chefe de Gabinete, Eurisete Carlos e Representando os Jovens Gisele Gerônimo. Logo após a composição da mesa teve as boas vindas com adolescente Gisele Jerônimo e Presidente do CMDCA, fala do Prefeito e da Secretaria de Educação. A solenidade ainda contou com apresentações culturais: Xote (Dança da Mandioca) – Escola Recanto da Criança e Paródia da Caravana da Cultura.


O Fórum teve a seguinte programação: apresentação da metodologia do I Fórum; Apresentação do Diagnóstico do Município: Secretaria de Educação, França, Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Nadyane Carlos, Secretaria da Saúde, Cleiton Gondim; Grupos de Trabalho pela redução das desigualdades; Circulando ideias; encerramento e Reunião da Comissão Intersetorial.

Divisão dos trabalhos foi realizada em 6 grupos e cada um ficou com um tema: Grupo 1 –Reduzir as desigualdades relacionadas ao Gênero; Grupo 2 – Reduzir as Desigualdades relacionadas relacionadas á raça e etnia; Grupo 3 Reduzir as desigualdades relacionadas á rendas; Grupo 4 – Reduzir as Desigualdades Relacionadas á Condição pessoal; Grupo 5 – Reduzir as Desigualdades relacionadas ao território e Grupo 6 – Reduzir as desigualdades relacionadas á idade. Na oportunidade os participantes analisaram e escolheram recomenda outros caminhos para assegurar oportunidades iguais de acesso aos direitos para todas as crianças e adolescentes do município.


O Selo Unicef é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência. Itapiúna já possui o selo de “município aprovado” e aderiu à renovação do selo, se comprometendo a ampliar as ações de desenvolvimento humano, saúde e educação.














Veja todas as fotos em nossa página no facebook:







Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews