Vírus no facebook contamina perfis de pessoas de Itapiúna e várias cidades

Uma nova mensagem com vírus está se espalhando no Facebook, promovendo um produto para emagrecimento. As pessoas infectadas divulgam a mensagem marcando diversos amigos, na postagem e nos comentários, para garantir que o link seja visto pelo maior número possível de pessoas.

Quem clicou no link não está necessariamente infectado. No entanto, se o perfil no Facebook publicou a mensagem é importante verificar a lista de aplicativos e extensões do navegador.

Como os vírus para Facebook são criados e como eles funcionam

Um usuário do Facebook qualquer como eu e você, mas com conhecimento em programação encontra uma falha no Facebook e então decide explorá-la. Então ele vai lá e cria um script (código que compõe o elemento malicioso) e usa alguns perfis falsos para que o código se espalhe. Para o código de espalhar eles usam mensagens como “Mudei a cor do meu Facebook, veja como eu fiz acessando este link”, então o usuário sem conhecimento vai lá acessa o link, instala uma extensão no navegador, faz o download de um software malicioso ou simplesmente executa o código. A partir dai, o perfil da vítima passa a espalhar automaticamente a mesma mensagem em fotos de página, status e etc, para que outras pessoas possam se contaminarem.  Por tanto, é você desconfiar desse tipo de mensagem.

Como eliminar os vírus do Facebook

Se depois de acessar o histórico dos seus navegadores, você encontrou o link que você clicou e seguiu as instruções, você deve saber aonde o vírus se instalou no seu computador, por tanto siga um dos tutoriais abaixo que te ensina a remover. Se não souber aonde o vírus está instalado, nós recomendamos que você faça todos os processos abaixo.

Mozilla Firefox

1 – Pressione as teclas CTRL + Shift + A
2 – Exclua todas as extensões que você não lembra de ter instalado. Ou deixe apenas as que você confia.
3 – Reinicie o seu navegador e pronto. O Mozilla Firefox não tem mais vírus.

Google Chrome

1 -  Abra uma aba no navegador Google Chrome e copie e cole o comando em azul na barra de navegação, aonde você digita o link dos sites chrome://settings/extensions
2 – Assim como no Mozilla Firefox, exclua todas as extensões que você não lembra de ter instalado.

Com informações do G1 e internet Dicas


Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews