Dezenas de pessoas participam da reunião sobre o curso de Piscicultor do Pronatec em Itapiúna


Nesta sexta-feira, dia 14, pescadores, presidentes de associações e a comunidade de um modo em geral participaram de uma reunião sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que está ofertando o curso de Piscicultor, o mesmo será executado no município pela Secretaria do Trabalho e Assistência (SETAS) e administrado pelo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Na ocasião estiveram presentes o coordenador e supervisor do Senar, a Primeira Dama e Secretária do Trabalho e Assistência Social, Conceição Silva, ambos estiveram realizando explanação para as dezenas de pessoas sobre o programa.


O curso de Piscicultor tem carga horária de 160 horas e visa trabalhar as competências básicas, específicas e de gestão necessárias á realização, com pró-atividade, autonomia, segurança e qualidade, as atividades inerentes ao exercício da profissão de Piscicultor. Tais atividades dizem respeito á identificação das várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo. Calculo e fornecimento da alimentação adequada ao sustento dos peixes. Monitoramento da ocupação possibilitando que o participante conjugue conhecimento e prática.

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho, possibilitando a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das famílias. Em Itapiúna foi possível a realização do curso devido a parceria da SETAS com o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministério da Educação.


Os interessados deverão ser inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CADÚNICO), ter a partir de 16 anos e ter grau de instrução a partir do Ensino Fundamental completo ou incompleto. O cadastro para o curso de piscicultor do Pronatec estará sendo realizado na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (antigo Centro Comunitário) com a Iran Nogueira ou com o Jacó com início na segunda-feira, dia 17 de março. O curso funcionará no período da manhã e tarde sendo 16 inscritos em cada período e 4 suplentes, o mesmo tem a previsão de início no dia 5 de maio.  

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews