Estudantes da Unilab realizaram avaliação da saúde Cardiovascular dos idosos de Itapiúna

Na manhã da última quinta-feira, dia 16, com o apoio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, tendo a frente à Secretária Conceição Silva, um grupo de alunos do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) estiveram em Itapiúna avaliando a saúde cardiovascular dos idosos.  


Equipe composta por Jerry Deyvid Freires Ferreira, Andressa Paola Sousa Silva, Paula Alves de Lima e Paula Cristina Araújo Morais, sobre orientação da Professora, Doutora Rafaella Pessoa Moreira realizaram uma atividade em que consiste na avaliação cardiovascular, sendo que os universitários verificaram a pressão arterial, verificaram dados referentes á história de doenças anteriores e fatores de risco para doenças cardiovasculares dos idosos.

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como os infartos e acidente vascular cerebral, e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue.


As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Estudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo) mostram que 60% dessas vítimas são homens, com média de idade de 56 anos. A alta freqüência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares.









Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews