Relatório do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e Hospital de Itapiúna

Hoje temos em nosso município cinco Unidades Básicas de Saúde em pleno funcionamento, sendo duas Unidades na Sede (Sede I e Sede II), e três nos Distritos (Caio Prado, Palmatória e Itans), todas com equipes completas com: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, vacinadores, cirugião dentistas, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal. Existe um carro de apoio para cada PSF. Oferecemos também serviços de fisioterapia domiciliar, nutricionista e temos no corpo clínico uma Médica Especialista em Saúde Mental.


 Está em fase de implantação em nosso município um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, tipo I e mais uma Unidade de Saúde da Família, que será na Sede, onde acolherá as famílias da Rua Cosmo Santo e localidades vizinhas. Temos uma nova CAF (Centro de Abastecimento Farmacêutico) com uma Farmácia Básica que fornece medicamentos para todos PSF.

O horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, com médicos é de segunda a quinta e demais profissionais de segunda a sextas-feiras, sendo que nas sextas funciona até 11h30min ( com os técnicos de enfermagem e outros serviços). Temos também um atendimento noturno todas ás semanas em cada PSF, a ideia é para atender aquelas mulhres que trabalham durante o dia e não tem tempo de fazer sua prevenção ginecológica ou o cidadão que precisa fazer um tratamento odontológico e não consegue durante o dia. O atendimento noturno veio com essa intenção de beneficiar esse publico alvo que muito necessita de atendimento. 

Este ano aderimos a vários Programas do Governo Federal como: o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), PMAQ (Programa Nacional de Melhorias e do Acesso Qualidade da Atenção Básica), PSE (Programa Saúde na Escola) e Adesão ao Olhar Brasil.

Aderimos ao PROVAB (Programa de Valorização da Atenção Básica), onde temos duas equipes com essa modalidade (Equipe de Caio Prado e Palmatória).

O Hospital Maternidade Professor Waldemar Alcântara, Hospital de Pequeno Porte (HPP), passa por muitas dificuldades como qualquer outro tipo de Hospital, mas já conseguimos melhorar seu funcionamento, como no caso: ausência de médicos, a compra de medicamentos e outros insumos.

Conseguimos nestes sete meses de Governo tirar do Hospital local, os atendimentos da Rede Primária que aconteciam muitas vezes por falta de médicos nas Unidades de Saúde, deixando apenas atendimento de urgência e emergência.

Temos um laboratório com uma bioquímica á frente Dra. Sanete e sua equipe sempre a disposição dos usuários. Um Centro de Reabilitação de Fisioterapia com cinco profissionais, sendo três atendendo na unidade local e dois domiciliares, de segunda a sexta-feira.

Teremos, em breve, mais reforma no Hospital local com novas instalações, desta vez será feito com certeza, pois o compromisso que temos é com o povo, é uma dignidade através da Saúde, da educação, pois saúde é um direito de todos e dever do Estado, já diz a nossa Constituição Federal em seu Art. 196.

Encontramos o Hospital e outros setores da saúde em grave crise administrativa e já eliminamos muitas das carências existentes na Saúde do Município.

Temos hoje, gerenciando a Secretaria de Saúde, os filhos do próprio município e com compromisso e a força de vontade estão fazendo acontecer e aos poucos melhorar a saúde de nosso povo.


Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews