Programa água doce Conclui Levantamento em Itapiúna

A prefeitura municipal de Itapiúna conseguiu estabelecer parceria com o Ministério do Meio Ambiente e garantiu nesta quinta-feira, dia 22, a presença no município de técnicos do PROGRAMA ''ÁGUA DOCE''.  O encontro foi realizado no auditório da secretaria de educação, estiveram participando da mesma representantes de todas as comunidades existentes em nosso município,O governo federal pretende instalar 1.200 sistemas dessalinizadores em todo o semiárido brasileiro, que abrange 1.133 municípios. No Ceará, 222 sistemas entrarão em funcionamento.


TESTES DE VAZÃO

A participação das prefeituras é considerada fundamental na identificação das comunidades a serem beneficiadas pelo PAD. A iniciativa trabalha em conjunto com outras ações do governo federal, como o Programa Água para Todos do Ministério da Integração. Após a triagem inicial, serão realizados testes de vazão em várias comunidades e análise da situação fundiária dos locais onde se encontram os poços.

Ao final, as 222 comunidades serão beneficiadas com a recuperação ou implantação dos sistemas dessalinizadores. O PAD dará prioridade, além das áreas carentes, às que já tenham poços artesianos perfurados, pois o programa tem foco na dessalinização da água salobra. “É um trabalho multidisciplinar e interinstitucional, que envolve técnicos de diferentes formações”, explica o coordenador Nacional do PAD, Renato Ferreira. “O objetivo é formar o núcleo estadual que irá desenvolver ações sintonizadas do trabalho no campo”.  a expectativa agora é que como resultado dessa visita, as comunidades possam receber aparelhos dessalinizadores destinados a retirar o teor de sal dessas águas.

Autoridades municipais presentes no encontro

secretário de agricultura, Abelardo Barros,representando o prefeito Wauston Cavalcante esteve a primeira dama do município Conceição,o secretário de cultura Everardo também marcou presença,a secretária de defesa do meio ambiente Lelia Cordeiro e Roberio ira secretário de esportes.



                                 Nildo Nascimento 

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews