22,7 % da população tém Hipertensão.

Esta quinta-feira (26) é o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, sendo que esta data foi criada para conscientizar as pessoas sobre os perigos da doença.
Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), 22,7 % da população tém hipertensão. Em 90 % dos casos a doença é herdada dos pais mas alguns hábitos podem influenciar nos níveis de pressão arterial, como por exemplo o consumo de bebidas alcoólicas, grande consumo de sal, obesidade, estresse e falta de atividade física.
A hipertensão não tém cura, mas tém tratamento e pode ser controlada, a melhor forma de diagnosticar a doença e o tratamento adequado é consultar um médico. De acordo com o Ministério da Saúde, hábitos saudáveis podem evitar o desenvolvimento da hipertensão; manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; aproveitar momentos de lazer; abondonar o fumo; moderar o consumo de álcool; evitar alimentos gordurosos e controlar o diabetes.

Editor Chefe Marcelino Martins

Graduando do Curso de Marketing e pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Marketing Digital.
Facebook: http://www.facebook.com/marcelinoitapiunanews